Pular para o conteúdo principal

NASCER DE NOVO


NASCER DE NOVO
Reencarnação ou mudança de vida?

Jo 3.3 -... Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
            O Novo Nascimento é uma das principais doutrinas da Igreja. O Senhor Jesus ensinou sobre esse importante tema quando Nicodemos o procurou. O príncipe da sinagoga procura o príncipe da paz. Um mestre em Israel a procura do Mestre dos mestres.
O que leva um opositor número um do cristianismo ir ao encontro do Cristo? Nicodemos era um fariseu (fariseus eram homens devotos à Torá que criaram uma lei oral junto à lei escrita, como também instituíram a sinagoga). Ele olhando para Jesus e percebendo os fragmentos do judaísmo declara: “Tu és Mestre vindo de Deus”. Ninguém poderia fazer estes sinais miraculosos que tu fazes se Deus não fosse com ele. Foi ali que Jesus pregou um dos seus maiores sermões no seu ministério.  Sermão esse que se tornou o texto áureo da Bíblia (Jo 3.16). O mundo precisa de pregadores que não estejam preocupados com o valor do cachê e com quantas pessoas vão está no culto. O Senhor nunca deixou de pregar só porque na sua frente tinha apenas um ouvinte.
            Todavia, o cerne dessa reflexão é sobre o nascer de novo. Queremos trazer a lume o perigo que corre os que vivem vulneráveis e distanciados das Escrituras.  E Jesus respondeu-lhe: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus (Jo 3.3). Eis aqui uma das passagens em que os espíritas sustentam a teoria da reencarnação. O Novo Nascimento para eles é o morto reencarnar em alguém. Citam o exemplo de João Batista como sendo Elias reencarnado. Pregam que reencarnação e ressurreição é a mesma coisa, ou seja, todos que morrem reencarnam em outro corpo. O que o espiritismo também afirma é que os mortos podem ajudar os vivos. Mas na carta aos Hebreus o escritor diz: Está ordenado aos homens morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo. (Hb.9.27) Em Lucas 16.31 essa mesma idéia é descartada. Jesus disse que o seu reino não é desse mundo. Então para Nicodemos fazer parte desse reino o Mestre revela o que ele precisa fazer. Se partirmos do principio de que “nascer de novo” é reencarnar, o Senhor estaria dizendo para Nicodemos morrer.          
            Ao tratar de interpretação da Bíblia, devemos lembrar-nos de um dos princípios indispensáveis nessa tarefa: “A bíblia interpreta a Bíblia”. Enquanto lemos um texto das Escrituras podem surgir muitos pensamentos, idéias e hipóteses, mas não podemos fugir dos princípios de interpretação. O Novo Nascimento que Cristo está dizendo é mudança de atitude, de pensamento, de caminho, de estilo de vida. Podemos ver o exemplo de Zaqueu (Lc 19.8 – Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: Senhor olha, eu dou aos pobres metade dos meus bens, e se nalguma coisa defraudei alguém, o restituo quadruplicado). Nascer de novo quer dizer “Nascer do alto”, “Nascer de Deus”. Um método simples que Jesus disse: Tu és mestre em Israel, e não compreendes estas coisas? Difícil é a prática. O jovem rico não conseguiu abrir mão daquilo que lhe impedia ver  o Reino. Portanto se você está sendo confrontado com essa mensagem tome uma decisão. A Bíblia diz: Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; tudo se fez novo (II Co 5.17). Isso vai acontecer na sua vida a partir do momento em você se arrepender dos seus pecados e confessar Jesus Cristo como seu Senhor. Guarde em seu coração essa mensagem e venha fazer parte do reino. Até a próxima se Deus quiser.

      Pb Jair Cardoso
Prodígios


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PÁTIO DO TABERNÁCULO

Êx 27.9-11, 16; 27.1; 30.18 O Tabernáculo, também chamado de Casa de Deus (1 Cr 9.13; 22.1), Tenda da Congregação (Êx 27.21) e Tabernáculo do Testemunho (Nm 1.50), foi local temporário para habitação de Deus entre os filhos de Israel, um tipo de construção levantada ao fundo de um pátio também chamado de átrio, separado do acampamento por um conjunto de cortinas feitas de linho branco torcido ou trançado. 1. MATERIAIS E OBJETOS DO PÁTIO – (Êx 27.9-19 )   Os diversos materiais empregados na construção foram trazidos do Egito e doados pelo povo numa grande oferta alçada por Jeová em pleno deserto (Êx 25.1-7) 1.2. Os contrutores Fo necessário o emprego de mão de obra especializada de tecelões, moldadores, ferreiros, joalheiros, bordadores, carpinteiros, lenhadores, desenhistas, entalhadores e outros. 2. A CORTINA DE LINHO FINO – (Êx 38.9-20) Entre o pátio e o acampamento havia uma barreira feita por cortinas de linho retorcido sustentadas por uma fundação feita com 60 colunas d

O LONGO DIA DE JOSUÉ

            Josué ao perceber que o dia natural, isto é, o período em que há luz, não lhe daria tempo para vencer os amorreus, no seu zelo, pediu ao Senhor que lhe desse condições para cumprir a sua missão e Deus respondeu, prolongando o dia. Josué tinha fé, pois Deus já lhe prometera a vitória, Js 10.8. A ciência astronômica já provou que esse dia foi acrescido de 23 horas e 20 minutos. A Bíblia diz “ quase um dia”.             A ciência tem provado pela astronomia que houve um dia perdido, isto é, um dia de atraso no andar do tempo. Convém salientar que a duração dos dias, meses, anos e estações não é invenção humana; vem do movimento dos astros do nosso sistema solar, obedecendo as leis fixas da mecânica celeste. Por exemplo: “a duração de um ano solar é de 365 dias e ¼. Esta fórmula não se acha primariamente nos livros; está escrito nos céus, isto é, na mecânica celeste que rege os astros. O dia solar, por exemplo, é o espaço em horas e minutos que a terra faz uma revolução

O LUGAR SANTÍSSIMO

Êxodo 26.31-34; Hebreus 9.3, 4; Êxodo 4034 Introdução Chegamos ao Lugar Santíssimo, a razão da existência do Tabernáculo. Neste lugar o elemento humano se encontrava com Deus, através da entrada uma vez por ano do Sumo Sacerdote para fazer expiação pelos pecados. 1. O VÉU – (Ex 26.31-37; 36.35; 2 Cr 3.14) Era uma cortina resultante de um trabalho habilidoso, feita de linho branco entrelaçado com tecidos na cor azul, vermelho e roxo, com figuras de querubins. Separando o lugar santo do Santíssimo,o véu estava pendurado em quatro pilares de madeira de cetim revestidos de ouro, sustentados por bases de prata que, com já vimos, apontam para: 1.1. Tipo de Jesus e sua carne Em Hebreus 10.20 aprendemos que o véu se refere à sua carne e à sua vida na terra, e as cores seguem o padrão já estudado que representam o Filho de Deus (azul), o Filho do Homem (vermelho) e o Emanuel, Deus conosco (roxo). 1.2. O véu rasgado Simultaneamente com a morte de Cristo no Calvário, aconteceu esse divi