Pular para o conteúdo principal

DEUS VAI TROCAR AS MÃOS

Saiba por quê.
 

DEUS VAI TROCAR AS MÃOS

Saiba por quê

Gn 48.13-19.

13 E tomou José a ambos eles, a Efraim na sua mão direita à esquerda de Israel, e Manassés na sua mão esquerda à direita de Israel, e fê-los chegar a ele

14 Mas Israel estendeu a sua mão direita, e a pôs sobre a cabeça de Efraim, ainda que era o menor, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as suas mãos avisadamente, ainda que Manassés era o primogênito.

15 E abençoou a José, e disse: O Deus, em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que eu nasci até este dia;

16 O anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se, como peixes em multidão, no meio da terra.

17 Vendo, pois José que seu pai punha a mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi mal aos seus olhos; e tomou a mão do seu pai, para transpô-la de sobre a cabeça de Efraim à cabeça de Manassés.

18 E José disse ao seu pai: Não assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a sua mão direita sobre a sua cabeça.

19 Mas o seu pai o recusou, e disse: Eu o sei, filho meu, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão menor será maior que ele, e a sua semente será uma multidão de nações.

Mais uma história bíblica em que alguém tenta ajudar a Deus como se Ele estivesse despercebido na hora de abençoar. No Sl 121.4 diz: “...é certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel”. José pensava que o seu velho pai Jacó punha suas mãos trocadas sobre seus filhos em função da sua cegueira. Porque pela tradição teria que ser a mão direita sobre o primogênito e a esquerda sobre o mais novo. Não sabendo José que o todo-poderoso é capaz de vê até mesmo pelos olhos um cego.



1.DEUS NÃO SEGUE A LINHA DA NATUREZA HUMANA

Quando Deus concede suas bênçãos suas mãos às vezes se trocam porque Ele não opera conforme pensamos ou queremos. Para o Senhor não importa quem seja o primogênito, Ele abençoa a quem achar graças aos seus olhos (Rm 9.15).Jeová mostra para José que a sua graça não está sujeita a traduções humanas.  O que vai atrair Deus para sua vida não é o que você oferece, mas como você oferece. Muitos ficam se perguntando: será que Deus se atentou para o sacrifício de Abel porque ele era pastor e rejeitou o de Caim porque ele era lavrador? Não é a sua profissão que chama a atenção de Deus e, sim o coração. O que você apresenta ao Senhor com sinceridade é incenso suave às suas narinas. “um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”.



2.DEUS NÃO AGE SEGUNDO AS NOSSAS EXPECTATIVAS

            Eis a razão porque muitos entram na lei do determinismo. Querem que Deus faça conforme suas expectativas, esquecendo que os pensamentos do Senhor são mais altos que os dos seres humanos (Is 55.9). Quantos não estão frustrados hoje porque mandou Deus fazer e Ele não fez! Deus não age segundo as nossas expectativas, pelo contrário, Ele supera todas elas. Vamos ver o exemplo do paralítico de Cafarnaum: Ele foi levado por quatro pessoas a fim que Jesus o curasse, mas quando o puseram perante o Senhor, Ele disse “...perdoados estão os seus pecados”. A expectativa daqueles homens era que o paralítico alcançasse a cura física, mas Jesus superou dando também o perdão dos seus pecados. Portanto não tente limitar ou manipular a Deus. Ele dará sempre além do que pedimos.



3.AMEI A JACÓ E ABORRECI A ESAÚ

            Antes de acontecer com Manassés e Efraim Deus já havia trocado as mãos sobre Esaú e Jacó.  Há sempre alguém lutando por sua bênção enquanto outros estão vendendo a sua. Não foi a toa que Jacó conquistou no vau de jaboque um novo nome chamado “Israel”. O que Esaú desprezou Jacó conquistou. Se prepare porque as mãos trocadas de Deus vêm sobre a sua vida. Por razões diversas querem que Deus abençoe outros que se acham no direito, mas a escolha quem faz é Jeová. Observou que Deus está amando um suplantador, usurpador, caloteiro? É isso que significa Jacó. O amor do todo-poderoso não está subordinado aos caprichos dos homens egoístas e arrogantes. Não importa quem você já foi ou é, faça como Jacó vez no vau de Jaboque: “Não te deixarei ir se não me abençoares”. No vau de Jaboque é você e Deus e mais ninguém.









Pb Jair Cardoso

Prodígios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PÁTIO DO TABERNÁCULO

Êx 27.9-11, 16; 27.1; 30.18 O Tabernáculo, também chamado de Casa de Deus (1 Cr 9.13; 22.1), Tenda da Congregação (Êx 27.21) e Tabernáculo do Testemunho (Nm 1.50), foi local temporário para habitação de Deus entre os filhos de Israel, um tipo de construção levantada ao fundo de um pátio também chamado de átrio, separado do acampamento por um conjunto de cortinas feitas de linho branco torcido ou trançado. 1. MATERIAIS E OBJETOS DO PÁTIO – (Êx 27.9-19 )   Os diversos materiais empregados na construção foram trazidos do Egito e doados pelo povo numa grande oferta alçada por Jeová em pleno deserto (Êx 25.1-7) 1.2. Os contrutores Fo necessário o emprego de mão de obra especializada de tecelões, moldadores, ferreiros, joalheiros, bordadores, carpinteiros, lenhadores, desenhistas, entalhadores e outros. 2. A CORTINA DE LINHO FINO – (Êx 38.9-20) Entre o pátio e o acampamento havia uma barreira feita por cortinas de linho retorcido sustentadas por uma fundação feita com 60 colun...

O LUGAR SANTÍSSIMO

Êxodo 26.31-34; Hebreus 9.3, 4; Êxodo 4034 Introdução Chegamos ao Lugar Santíssimo, a razão da existência do Tabernáculo. Neste lugar o elemento humano se encontrava com Deus, através da entrada uma vez por ano do Sumo Sacerdote para fazer expiação pelos pecados. 1. O VÉU – (Ex 26.31-37; 36.35; 2 Cr 3.14) Era uma cortina resultante de um trabalho habilidoso, feita de linho branco entrelaçado com tecidos na cor azul, vermelho e roxo, com figuras de querubins. Separando o lugar santo do Santíssimo,o véu estava pendurado em quatro pilares de madeira de cetim revestidos de ouro, sustentados por bases de prata que, com já vimos, apontam para: 1.1. Tipo de Jesus e sua carne Em Hebreus 10.20 aprendemos que o véu se refere à sua carne e à sua vida na terra, e as cores seguem o padrão já estudado que representam o Filho de Deus (azul), o Filho do Homem (vermelho) e o Emanuel, Deus conosco (roxo). 1.2. O véu rasgado Simultaneamente com a morte de Cristo no Calvário, aconteceu esse divi...

Mateus 3.4 - "Gafanhotos" - Insetos ou frutos?

MATEUS 3.4 Ora, João usava uma veste de pêlos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. “Gafanhotos” - insetos ou frutos? JOÃO BATISTA é o Elias do N.T: (comparar com II Rs 1.8), usando até mesmo seu estilo de roupa. Evidentemente o manto de pêlos (tecido), não era a pele do camelo. Era um tecido muito rústico, do qual também se faziam tendas. “Gafanhotos”. Diversos escritores antigos concordam em que o povo pobre comia gafanhotos, e assim não se pode aceitar interpretação de que eram gafanhotos simbólicos, como dizem alguns, alegando que a referência é um tipo de planta ou a outra coisa com nome semelhante. Ver Lev. 11.22; A referência em Levitico mostra que diversos tipos, talvez três ou quatro, eram usados como alimento. Lemos, também, que os gafanhotos eram vendidos nos mercados de países como a Arábia. “Mel”: De abelhas ou de árvores, porque ambos os tipos se encontram na região onde João habitava. Diversos tipos de á...