Pular para o conteúdo principal

DESTELHANDO A CASA DE DEUS


Mc 2.1-12
Em meio a tantas lições que podem ser exauridas da história do “paralítico de Cafarnaum” quero compartilhar quatro que são relevantes:
Primeira lição
A bênção de termos amigos fiéis. Qualquer ser humano desde o nascimento até sua morte dependerá sempre de alguém, ainda que seja um milionário. Para alguém chegar a ser um médico, por exemplo, de quantas pessoas ele não precisará? Quanto mais um deficiente físico!
Enquanto o paralítico junto ao tanque de Betesda dizia para Jesus: “Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque quando a água é agitada...” O paralitico de Cafarnaum tinha quatro amigos que se dispuseram a levar até a casa de Jesus. Levaram-no deitado numa rede e chegando ao destino a casa estava cercada por uma multidão. Sem medir esforços romperam os obstáculos subindo na casa e destelhando desceram o paralítico até Jesus. Em Jo 15.14-15 Jesus diz: “...Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Antes tenho-vos chamado amigos, pois tudo o que ouvi de meu pai vos tenho dado a conhecer”. Eu te pergunto: você pode contar com um amigo? Você pode contar com a amizade de Jesus? Já imaginou como seria se não tivesses amigos?
Segunda lição
Jesus não critica a ousadia daqueles que, movidos pela fé genuína tomam atitudes inusitadas em benefícios de alguém. O que os quatro amigos do paralítico fizeram foi espantoso aos olhos da multidão que os cercavam. Impulsionados por uma grande fé destelharam a casa do próprio Mestre. Em Hb 10.19 diz: “...Portanto, tendo ousadia para entrar no Santos dos Santos, pelo sangue de Jesus...”. É essa fé e ousadia que Deus quer que tenhamos para rompermos barreiras de enfermidades, desempregos, escravidão espiritual, contendas, e tantos outros males que estão em nossa volta. Com fé você agrada a Deus (Hb 11.6). Use a tua para ajudar ao teu próximo.
Terceira lição
Em determinadas ocasiões temos que vencer duros obstáculos até alcançarmos a nossa bênção. Esses Homens poderiam ter inventado muitas desculpas para não levar o paralítico até a presença do Senhor, mas, foram eles mesmos que ofereceram ajuda àquele necessitado. O primeiro obstáculo enfrentado foi o peso. O transporte era uma rede que enquanto eles articulavam passos ela balançava atrapalhando a sincronia do equilíbrio. Ao chegarem ao local tinha uma multidão que foi ainda mais difícil. A final é só um imprestável numa rede. Não se esqueça, os que torcem pelo teu sucesso são unicamente os teus amigos verdadeiros. Na opinião dos demais você pode continuar na miséria. Você tem amigos?  Quem são eles? Os amigos desse paralítico foram capazes de subir e destelhar uma casa que não era qualquer casa para vê-lo curado. A casa era a de Jesus. Você é capaz de entrar à presença de Deus para interceder por um amigo, até mesmo um desconhecido? Paulo escrevendo aos romanos diz que Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores.
Quarta lição
Para recebermos as nossas bênçãos temos que vencer não somente os preconceitos silenciosos e táticos de determinada comunidade (como no caso da mulher hemorrágica), mas também a aberta oposição daqueles que nos rodeiam e preocupam-se muito mais com suas idéias pré-concebidas do que com o bem estar de seus semelhantes. O paralítico agora está diante do Senhor. E o texto diz que Jesus vendo a fé daqueles homens, disse ao paralítico: “perdoados estão os teus pecados”. Olhando para o estado do paralítico todos que estavam ali esperavam Jesus dizer “levante-te, toma o teu leito, e anda”, mas, Ele disse “perdoados estão os teus pecados”. O Senhor não inverte os valores. O seu principal interesse é operar um milagre em nossas almas cansadas. Muitos almejam só a cura do corpo querendo apenas o bem estar fisico. Mas o seu propósito primeiramente é tratar com o pecado. O modo como Jesus agiu incomodou os escribas que se faziam presentes ali. Esse grupo de eruditos responsáveis para copiar os contratos legais e registros civis bem como outras funções importantes na sociedade de Israel, também originaram os cultos nas sinagogas. No entanto foram opositores de Cristo por que não estavam preocupados com a vida espiritual de seus semelhantes.
Ainda que pareça o mundo inteiro está contra sua vida saiba que você tem um amigo fiel, Pv 18.24 diz: “...O homem que tem muitos amigos pode vir à ruína, mas há um amigo mais chegado do que um irmão”. Esse amigo é Jesus.
            O meu sincero desejo é que essa mensagem traga benefícios espirituais para sua alma. Deus te abençoe.
Fonte de pesquisa:
- A Bíblia; e
- O jornal Mensageiro da paz.
Pb Jair Cardoso
Prodígios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PÁTIO DO TABERNÁCULO

Êx 27.9-11, 16; 27.1; 30.18 O Tabernáculo, também chamado de Casa de Deus (1 Cr 9.13; 22.1), Tenda da Congregação (Êx 27.21) e Tabernáculo do Testemunho (Nm 1.50), foi local temporário para habitação de Deus entre os filhos de Israel, um tipo de construção levantada ao fundo de um pátio também chamado de átrio, separado do acampamento por um conjunto de cortinas feitas de linho branco torcido ou trançado. 1. MATERIAIS E OBJETOS DO PÁTIO – (Êx 27.9-19 )   Os diversos materiais empregados na construção foram trazidos do Egito e doados pelo povo numa grande oferta alçada por Jeová em pleno deserto (Êx 25.1-7) 1.2. Os contrutores Fo necessário o emprego de mão de obra especializada de tecelões, moldadores, ferreiros, joalheiros, bordadores, carpinteiros, lenhadores, desenhistas, entalhadores e outros. 2. A CORTINA DE LINHO FINO – (Êx 38.9-20) Entre o pátio e o acampamento havia uma barreira feita por cortinas de linho retorcido sustentadas por uma fundação feita com 60 colunas d

O LONGO DIA DE JOSUÉ

            Josué ao perceber que o dia natural, isto é, o período em que há luz, não lhe daria tempo para vencer os amorreus, no seu zelo, pediu ao Senhor que lhe desse condições para cumprir a sua missão e Deus respondeu, prolongando o dia. Josué tinha fé, pois Deus já lhe prometera a vitória, Js 10.8. A ciência astronômica já provou que esse dia foi acrescido de 23 horas e 20 minutos. A Bíblia diz “ quase um dia”.             A ciência tem provado pela astronomia que houve um dia perdido, isto é, um dia de atraso no andar do tempo. Convém salientar que a duração dos dias, meses, anos e estações não é invenção humana; vem do movimento dos astros do nosso sistema solar, obedecendo as leis fixas da mecânica celeste. Por exemplo: “a duração de um ano solar é de 365 dias e ¼. Esta fórmula não se acha primariamente nos livros; está escrito nos céus, isto é, na mecânica celeste que rege os astros. O dia solar, por exemplo, é o espaço em horas e minutos que a terra faz uma revolução

O LUGAR SANTÍSSIMO

Êxodo 26.31-34; Hebreus 9.3, 4; Êxodo 4034 Introdução Chegamos ao Lugar Santíssimo, a razão da existência do Tabernáculo. Neste lugar o elemento humano se encontrava com Deus, através da entrada uma vez por ano do Sumo Sacerdote para fazer expiação pelos pecados. 1. O VÉU – (Ex 26.31-37; 36.35; 2 Cr 3.14) Era uma cortina resultante de um trabalho habilidoso, feita de linho branco entrelaçado com tecidos na cor azul, vermelho e roxo, com figuras de querubins. Separando o lugar santo do Santíssimo,o véu estava pendurado em quatro pilares de madeira de cetim revestidos de ouro, sustentados por bases de prata que, com já vimos, apontam para: 1.1. Tipo de Jesus e sua carne Em Hebreus 10.20 aprendemos que o véu se refere à sua carne e à sua vida na terra, e as cores seguem o padrão já estudado que representam o Filho de Deus (azul), o Filho do Homem (vermelho) e o Emanuel, Deus conosco (roxo). 1.2. O véu rasgado Simultaneamente com a morte de Cristo no Calvário, aconteceu esse divi