Pular para o conteúdo principal

GÊNESIS 3.8, 9.


Reflexão em Gêneses 3.8 e 9.

E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse: Onde estás?”


Quero de forma sucinta meditar no texto de Gênesis 3.8 e 9, que diz: “E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia: e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do Jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse: Onde estás?”

Será que de fato o homem pode se esconder de Deus, se no Sl 139.1-13 diz: SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir. Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.

Este Salmo explica um dos atributos de Divino. A onipresença, que nos faz entender que Deus está em todos os lugares. O Deus todo poderoso não está limitado ao espaço nem às circunstâncias e nem ao tempo. Muitas pessoas questionam o seguinte: se Ele está presente em todos os lugares, porque está à procura de Adão em um pequeno Jardim?

Vamos analisar este texto. Aqui não é uma brincadeira de o homem esconder e Deus achar. Primeiro precisamos entender que não é Deus quem está procurando o homem, mas, o homem tentando esconder-se de Deus em um tão pequeno jardim. O homem na sua limitação é quem desconhece ao seu Criador. O que o Senhor está fazendo nada mais é do que mostrando para Adão que os seus métodos não funcionam. Adão não pode por si mesmo justificar-se do terrível erro que cometeu. A pergunta de Deus “onde estás?”, é simplesmente para levar a Adão para reflexão. Nós temos que refletir no que estamos fazendo e transmitindo. Já imaginou Deus perguntando para você agora: “onde tu estás?”

 Quando a palavra diz que Deus passeava pela viração do dia no jardim mostra que ele toma tempo com cada um de nós. É certo que a expressão “passear” aqui é uma linguagem humana e figurativa, pois Deus na sua Onipresença não precisa viajar ou muito menos passear, pois a sua presença alcança todos os lugares. Mas isto está escrito para mostrar o seu cuidado para com o homem feitura das suas mãos. O Senhor Jesus ministrou os seus maiores sermões para uma só pessoa. O texto áureo da bíblia João 3.16 ele pregou para Nicodemos; A água viva pregou para a mulher Samaritana; Para a mulher adúltera ele disse: Nem eu também te condeno. Vai, e não peques mais. Ele não olha para nós como se olha para uma floresta, mas como se olha para uma árvore. Você tem um valor especial para o teu criador. Não precisas usar folhas de figueira para cobri os seus pecados. Confesse-os e ele te dará vestes de salvação (Is 61.10).
Que o Senhor Jesus Cristo te abençoe e te coroe de bênçãos.


Pb Jair Cardoso
prodígios

                                                                                       







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PÁTIO DO TABERNÁCULO

Êx 27.9-11, 16; 27.1; 30.18 O Tabernáculo, também chamado de Casa de Deus (1 Cr 9.13; 22.1), Tenda da Congregação (Êx 27.21) e Tabernáculo do Testemunho (Nm 1.50), foi local temporário para habitação de Deus entre os filhos de Israel, um tipo de construção levantada ao fundo de um pátio também chamado de átrio, separado do acampamento por um conjunto de cortinas feitas de linho branco torcido ou trançado. 1. MATERIAIS E OBJETOS DO PÁTIO – (Êx 27.9-19 )   Os diversos materiais empregados na construção foram trazidos do Egito e doados pelo povo numa grande oferta alçada por Jeová em pleno deserto (Êx 25.1-7) 1.2. Os contrutores Fo necessário o emprego de mão de obra especializada de tecelões, moldadores, ferreiros, joalheiros, bordadores, carpinteiros, lenhadores, desenhistas, entalhadores e outros. 2. A CORTINA DE LINHO FINO – (Êx 38.9-20) Entre o pátio e o acampamento havia uma barreira feita por cortinas de linho retorcido sustentadas por uma fundação feita com 60 colunas d

O LONGO DIA DE JOSUÉ

            Josué ao perceber que o dia natural, isto é, o período em que há luz, não lhe daria tempo para vencer os amorreus, no seu zelo, pediu ao Senhor que lhe desse condições para cumprir a sua missão e Deus respondeu, prolongando o dia. Josué tinha fé, pois Deus já lhe prometera a vitória, Js 10.8. A ciência astronômica já provou que esse dia foi acrescido de 23 horas e 20 minutos. A Bíblia diz “ quase um dia”.             A ciência tem provado pela astronomia que houve um dia perdido, isto é, um dia de atraso no andar do tempo. Convém salientar que a duração dos dias, meses, anos e estações não é invenção humana; vem do movimento dos astros do nosso sistema solar, obedecendo as leis fixas da mecânica celeste. Por exemplo: “a duração de um ano solar é de 365 dias e ¼. Esta fórmula não se acha primariamente nos livros; está escrito nos céus, isto é, na mecânica celeste que rege os astros. O dia solar, por exemplo, é o espaço em horas e minutos que a terra faz uma revolução

O LUGAR SANTÍSSIMO

Êxodo 26.31-34; Hebreus 9.3, 4; Êxodo 4034 Introdução Chegamos ao Lugar Santíssimo, a razão da existência do Tabernáculo. Neste lugar o elemento humano se encontrava com Deus, através da entrada uma vez por ano do Sumo Sacerdote para fazer expiação pelos pecados. 1. O VÉU – (Ex 26.31-37; 36.35; 2 Cr 3.14) Era uma cortina resultante de um trabalho habilidoso, feita de linho branco entrelaçado com tecidos na cor azul, vermelho e roxo, com figuras de querubins. Separando o lugar santo do Santíssimo,o véu estava pendurado em quatro pilares de madeira de cetim revestidos de ouro, sustentados por bases de prata que, com já vimos, apontam para: 1.1. Tipo de Jesus e sua carne Em Hebreus 10.20 aprendemos que o véu se refere à sua carne e à sua vida na terra, e as cores seguem o padrão já estudado que representam o Filho de Deus (azul), o Filho do Homem (vermelho) e o Emanuel, Deus conosco (roxo). 1.2. O véu rasgado Simultaneamente com a morte de Cristo no Calvário, aconteceu esse divi