Pular para o conteúdo principal

A EDIFICAÇÃO DA IGREJA


“...Pois eu também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

Para entendermos o texto que está sendo abordado para nossa breve meditação precisamos focar três palavras chaves neste versículo: “Pedro, pedra e igreja”.  

PEDRO (PETROS)
Pedro é um nome dado a Simão (Mc 3.16) um dos discípulos nomeado por Jesus para que pudesse pregar e que tivesse poder para curar as enfermidades e expulsar os demônios. No grego língua original do Novo Testamento, o termo Pedro é escrito “Petros” que quer dizer pedra pequena, ou fragmento, ou ainda pedaço de pedra. A discussão dos teólogos é saber sobre quem de fato Cristo edificou a sua igreja. Será que Pedro era mais especial que Tiago, João, Natanael, André e os demais discípulos? Por qual razão o Senhor edificaria a sua Igreja sobre fragmentos? Não quero tirar o mérito de Pedro de que tenha sido um grande líder, porém, Felipe também foi. Aliás todos os seus companheiros do colégio apostólico foram também martirizados em prol do evangelho. Quando Tiago e João foram até Jesus pedi para que na sua glória eles assentassem um à sua direita e outro à sua esquerda o Senhor disse: ...”Não sabeis o que pedis”.  Mas a final sobre quem está edificada a Igreja?

PEDRA (PETRA)
Quando Cristo diz “sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”, Ele não estava mais usando o termo “petros” e sim “petra” que significa rocha, rochedo. Ou seja, Jesus refere a si mesmo. São diversas as referências proferidas nas Escrituras falando de uma pedra preciosa de esquina, bem firme e fundada (Is 28.16); principal pedra (Ef  2.20); pedra posta por cabeça de esquina(Mc 12.10; At 4.11).  Já se passaram mais de dois mil anos que Jesus fundou a sua Igreja e ela tem suportado os vendavais porque não foi sobre o homem a sua edificação, mas sobre si mesmo. O seu conselho continua válido para todas as gerações: ...”Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.

IGREJA (EKKLESIA)
O termo “Igreja” traz a idéia de uma convocação para uma assembeia solene. Nos dias de Ekkesia alguém era enviado para passava de porta em porta avisando em voz alta dizendo: “Ekklesia, Ekklesia, Ekklesia”. Todos já sabiam que estavam sendo chamados para fora. A reunião acontecia na praça. A Igreja do Senhor Jesus é composta por um povo chamado para fora do mundo. Você faz parte de uma assembléia que trata de assunto que as autoridades governamentais não entendem, porém, o mais leigo dos homens consegue entender quando atendem este chamado.

Jesus disse: ”edificarei” – A Igreja tem estabilidade
Isso nos assegura que a Igreja não está a mercê das adversidades, mas estabilizada sobre a Rocha (Cristo).

Depois Ele usa o artigo “A” – A Igreja é única
Quando Jesus diz edificarei “a”, Ele está mostrando a unicidade da igreja. Sabemos que há uma gama de denominações no mundo, mas a Igreja do arrebatamento é invisível. Ela é composta por salvo que serão tirados dessas igrejas chamadas locais. O mestre foi categórico em afirmar edificarei “a” e não “uma”.

Depois Ele usa um pronome possessivo: ”minha” – A Igreja é uma propriedade exclusiva
Em nossos dias já vi caso de pastor pegar a chave e vender a Igreja como se ele fosse o dono. Mas o proprietário da verdadeira Igreja é o Senhor Jesus e não está a leilão. Foi o Senhor quem instituiu, deu seus estatutos, deu poder, deu dons espirituais e ministeriais, portanto, é uma propriedade exclusiva dEle.

Depois Ele disse: Igreja (Ekklesia) – A unidade do seu corpo
Como foi dito antes, a Ekklesia era uma convocação para uma assembleia, nisso podemos ver também a unidade nesta reunião. A Igreja é representada como um corpo onde todos os seus membros têm que trabalhar em comum acordo. Paulo escrevendo aos Coríntios disse: “... Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa, e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer (I Co 1.10)”.

Depois Ele disse: “Portas do inferno” – A adversidade
As portas do inferno são todos e quaisquer sistemas em função do reino das trevas. Satanás está utilizando todos os recursos possíveis para enganar o homem. Usa os meios de comunicações, astrologia, ocultismo, etc. Ele tem aproveitado da ignorância espiritual do homem e está semeando o joio no meio do trigo. Contudo, a Igreja vive debaixo da promessa do todo poderoso.

Depois Ele disse: “Não prevalecerão contra ela”.
O Senhor sabia que a Igreja seria como ovelha no meio de lobos, mas garantiu: Estarei convosco até a consumação dos séculos; sabia que a Igreja enfrentaria aflições, mas disse: Eu venci o mundo; sabia que a Igreja seria perseguida e odiada de todas as nações, mas disse: Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós. Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo.

Que Deus lhe enriqueça mais e mais da sua graça. Encerro essa mensagem com o que Paulo disse aos irmãos de Coríntios: “Graças a Deus, que nos dá vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. (I Co 15.57)”.




Pb Jair Cardoso
Prodígios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PÁTIO DO TABERNÁCULO

Êx 27.9-11, 16; 27.1; 30.18 O Tabernáculo, também chamado de Casa de Deus (1 Cr 9.13; 22.1), Tenda da Congregação (Êx 27.21) e Tabernáculo do Testemunho (Nm 1.50), foi local temporário para habitação de Deus entre os filhos de Israel, um tipo de construção levantada ao fundo de um pátio também chamado de átrio, separado do acampamento por um conjunto de cortinas feitas de linho branco torcido ou trançado. 1. MATERIAIS E OBJETOS DO PÁTIO – (Êx 27.9-19 )   Os diversos materiais empregados na construção foram trazidos do Egito e doados pelo povo numa grande oferta alçada por Jeová em pleno deserto (Êx 25.1-7) 1.2. Os contrutores Fo necessário o emprego de mão de obra especializada de tecelões, moldadores, ferreiros, joalheiros, bordadores, carpinteiros, lenhadores, desenhistas, entalhadores e outros. 2. A CORTINA DE LINHO FINO – (Êx 38.9-20) Entre o pátio e o acampamento havia uma barreira feita por cortinas de linho retorcido sustentadas por uma fundação feita com 60 colunas d

O LONGO DIA DE JOSUÉ

            Josué ao perceber que o dia natural, isto é, o período em que há luz, não lhe daria tempo para vencer os amorreus, no seu zelo, pediu ao Senhor que lhe desse condições para cumprir a sua missão e Deus respondeu, prolongando o dia. Josué tinha fé, pois Deus já lhe prometera a vitória, Js 10.8. A ciência astronômica já provou que esse dia foi acrescido de 23 horas e 20 minutos. A Bíblia diz “ quase um dia”.             A ciência tem provado pela astronomia que houve um dia perdido, isto é, um dia de atraso no andar do tempo. Convém salientar que a duração dos dias, meses, anos e estações não é invenção humana; vem do movimento dos astros do nosso sistema solar, obedecendo as leis fixas da mecânica celeste. Por exemplo: “a duração de um ano solar é de 365 dias e ¼. Esta fórmula não se acha primariamente nos livros; está escrito nos céus, isto é, na mecânica celeste que rege os astros. O dia solar, por exemplo, é o espaço em horas e minutos que a terra faz uma revolução

O LUGAR SANTÍSSIMO

Êxodo 26.31-34; Hebreus 9.3, 4; Êxodo 4034 Introdução Chegamos ao Lugar Santíssimo, a razão da existência do Tabernáculo. Neste lugar o elemento humano se encontrava com Deus, através da entrada uma vez por ano do Sumo Sacerdote para fazer expiação pelos pecados. 1. O VÉU – (Ex 26.31-37; 36.35; 2 Cr 3.14) Era uma cortina resultante de um trabalho habilidoso, feita de linho branco entrelaçado com tecidos na cor azul, vermelho e roxo, com figuras de querubins. Separando o lugar santo do Santíssimo,o véu estava pendurado em quatro pilares de madeira de cetim revestidos de ouro, sustentados por bases de prata que, com já vimos, apontam para: 1.1. Tipo de Jesus e sua carne Em Hebreus 10.20 aprendemos que o véu se refere à sua carne e à sua vida na terra, e as cores seguem o padrão já estudado que representam o Filho de Deus (azul), o Filho do Homem (vermelho) e o Emanuel, Deus conosco (roxo). 1.2. O véu rasgado Simultaneamente com a morte de Cristo no Calvário, aconteceu esse divi