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AGULHA - Um lugar ou um objeto?


Mt 19.24 E outra vez vos digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.

“É mais fácil”. É óbvio que o provérbio original dizia elefante; mas Jesus falou em “camelo” por ser esse o maior animal que se conhecia na Palestina, porquanto fazer passar um camelo pelo fundo de uma agulha seria algo igualmente impossível. Embora, em tempos modernos, nas cidades da Síria, as portinholas existentes em alguns muros sejam chamadas de olhos das agulhas, em contrastes com as portas maiores por onde passam as cargas, não parece haver qualquer alusão a essas portinholas nas palavras de Jesus.
O Alcorão (Surat VII.37) tem um provérbio quase idêntico, o qual talvez tenha base numa antiga e independente tradição do N.T., ou pode ter sido tomado de empréstimo do N.T. depois de 570 D.C.
Na literatura judaica há a declaração que nem em seus sonhos um homem vê uma palmeira de ouro ou um elefante a passar pelo fundo de uma agulha (T. Bab. Beracot, fol. 55.2). As referências ao elefante ao passar pelo fundo de uma agulha se encontra em T. Bab. Beracot, fol. 55.2; T. Bab. Bava Metizia, fol. 38.2, Prefat. Ad Zohar, Ed. Sultzbach.
Alguns mss mais recentes (por exemplo, o MS 59, do século XII D.C.) e algumas traduções armênias, dizem cabo, ao invés de camelo, o que no grego representa uma pequena modificação de “kamelos” para “kamilos”. Sem dúvida essa mudança teve por finalidade diminuir a impossibilidade do ato; porém, não é menos impossível passar um cabo pelo fundo de uma agulha do que fazer passar por ali um elefante ou um camelo.
A mensagem do trecho é clara. Os indivíduos de mentalidade materialista que consomem a vida procurando adquirir bens materiais, só encontram satisfação nas riquezas ou na busca das mesmas; e somente em casos raríssimos, é que chegam a importar-se com as questões espirituais para encontrar a vida eterna. Porém, seria um erro aplicarmos o texto somente aos ricos, porquanto o materialismo tem realizado a sua devastação moral até mesmo entre os pobres, como também entre pessoas que contam com muitos bens materiais.

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